Densitometria Óssea

O que é

É o melhor método de imagem para se medir a densidade, isto é, a “consistência”, do osso e permitir a avaliação do risco de fraturas causadas principalmente pela Osteoporose. O aparelho utilizado para realizar o exame, que demora aproximadamente 15 minutos, utiliza uma fonte de RX de baixa radiação (cerca de dez vezes menor do que a que ocorre quando se faz um RX de coluna e cem vezes menos do que uma tomografia computadorizada). O exame é indolor e seguro.

O paciente fica deitado sobre a mesa do equipamento usando uma bata fornecida e durante a realização do exame o “braço” do aparelho percorre longitudinalmente a parte superior do corpo do paciente como que tirando várias fotografias da estrutura óssea, sem que haja contato físico. A posição é cômoda e o paciente pode, inclusive, conversar com o técnico e pedir explicações detalhadas. Não é preciso fazer jejum (nas incidências de fêmur, antebraço e coluna), mas recomenda-se uma alimentação leve antes do exame.

A Densitometria pode ser realizada em qualquer parte do corpo. Contudo foram estabelecidas três regiões (Coluna Lombar, antebraço ou radio distal e Quadril ou Fêmur proximal) com áreas representativas e de maior importância. O exame consiste numa amostragem óssea das três regiões, examinando os tipos de estruturas ósseas (osso trabecular e osso cortical). Foi demonstrado que de um modo geral, o que existe no fêmur direito é semelhante ao que se encontra no fêmur esquerdo. Para melhor diagnóstico realizamos o exame nos dois fêmures. Deve-se também fazer as duas incidências (coluna lombar – conhecida como lombo-sacra -, e quadril, ou chamado de fêmur ou região coxo-femural) já que elas representam estruturas ósseas diversas. Frequentemente, a perda mineral óssea registrada em uma região é totalmente diferente do que ocorre na outra área (alteração em uma e normal em outra, por exemplo).

O resultado é emitido através de estudo de uma imagem colorida e da região examinada, que contém um gráfico e quantificação de algumas áreas. É feita uma comparação entre o resultado encontrado e os parâmetros estabelecidos no adulto jovem, ou seja, quando o osso está no seu esplendor mineral ou mais forte. Também é feita a comparação com os resultados de pessoas da mesma faixa etária, sexo, raça e peso. O resultado pode ser interpretado como normal ou com diminuição da massa óssea – a Osteopenia ou ainda a Osteoporose.

 

Preparatório de Exame

  • Roupas sem acessórios de metal;
  • Suspender o uso desuplementos de cálcio deve ser suspenso pelo menos 24 horas antes do exame;
  • Usar de roupas largas e confortáveis, evitando roupas que têm zíperes ou botões, cintos feitos de metal;
  • Informar o médico se foi realizado recentemente um exame radiológico com contraste de bário ou que tenham sido injetados material de contraste para uma tomografia computadorizada (CT) ou varredura por radioisótopos;
  • Informar seu médico e o técnico de radiologia se estiver grávida, exames de densitometria geralmente não são executadas durante a gravidez de modo a não expor o feto à radiação.
 

Exames relacionados

  • Densiometria Óssea de 1 Segmento
  • Densiometria Óssea de 2 Segmentos (coluna e Femur)
  • Densiometria Óssea Corpo Inteiro

Convênios

Amil
Bradesco Saúde
Hapvida
SulAmérica
Unimed
Mediservice
Gama Saúde
Fusex
Camed Saúde
Marinha do Brasil
Capesesp
Convênio Amil
Convênio Bradesco Saúde
Convênio Hapvida
Convênio Sulamérica
Convênio Unimed
Convênio Mediservice
Convênio Gama Saúde
Convênio Fusex
Convênio Camed Saúde
Convênio Marinha do Brasil
Convênio Capesesp